Biblioteca perdida




Quando falo para alguém que mora na mesma cidade eu que  há uma biblioteca  na cidade a maioria faz aquela cara de espanto como se nunca tivesse ouvido falar da palavra "biblioteca". A reação desta pessoa é como se tivesse ouvido uma palavra de magia negra esquecida a muito tempo dentro de uma tumba de um deus egípcio.
Você não ouve mais conversas animadas que falam sobre bibliotecas , no final de semana famílias não fazem mais um passeio pela biblioteca da cidade para mostrar aos filhos o grande acervo de obras que o local oferece para eles aumentarem o seu vocabulário , se acostumar com cheiro do livro, descobrir mundos inteiros de robôs , elfos ou anjos guerreiros em páginas de papel e tinta, você não vê uma criança moderna com um livro que pegou da biblioteca sentado em no seu sofá de casa hoje em dia .
Antes que você reclame "aí esse velho enchendo o saco falando de livros para crianças pequenas " , primeiro não sou um velho , sou apenas um jovem de 18 anos que gosta de ler ( sim , estamos extintos).
Segundo, por que não dar um livro para uma criança que está se alfabetizando ?, Talvez ninguém esteja preocupado com isso pois está dando seu smartphone para o seu Filho ver os vídeos sem sentido que os que se chamam "produtores de conteúdo" fazem para deixar o seu filho tão hipnotizado para ficar o dia inteiro enquanto ganham dinheiro.
Em uma geração aonde uma criança de 5 anos já sabe mexer mais em um celular do que limpar a própria bunda já é de se esperar que a leitura seja jogada de um lado para outro como se não fosse nada.
Vemos esse reflexo nas grandes notícias durante esses anos de livrarias fechando, editoras entrando em falência e criações de novas tecnologias voltadas a leitura como livros áudio ou aparelhos de leitura. Não estou criticando esses métodos de leitura, eles são bons e faceis para pegar um público de pessoas que não gostam de ler.
Ser fácil, isto é um dos motivos de termos poucas pessoas em bibliotecas, um cidadão moderno não tem vontade de acordar , sair de sua casa mudando todo o seu cronograma entre trabalho e casa para ir na biblioteca e escolher um livro , sentir a magia aonde não é você que escolhe o livro e sim o livro que o escolhe. Esse processo para a população é chato e cansativo pois estamos acostumados a ter tudo em alguns toques na tela ou vendo um vídeo rápido. coloque um adolescente moderno que fica o dia inteiro nas redes sociais e em festas que nunca leu um livor sequer em uma biblioteca, ele irá se sentir em uma caverna pré história , irá zoar o local chamando de "zoado" e de gente velha ,irá tirar uma foto "Tumblr" perto dos livros para se pagar de intelectual fofinho e depois irá se sentar e mexer no celular até a hora de ir embora.
Está é uma das tristes realidades , minha geração não quer desacelerar , quer tudo o mais rápido possível , na mão e na hora senão surtam e fazem "textão" nas redes sociais, não sabem o quanto estão perdendo em uma Biblioteca, a sensação de história no ar vendo todas aquelas paredes de livros para todos os gostos , andando entre eles enquanto passa os dedos sintindo a textura de cada um , lendo o título e o nome do autor que o escreveu, é nesse local que você sente o poder que é o conhecimento.
Quando se fala em bibliotecas nas escolas sempre falam a de são Paulo ou alguma outra cidade grande desse país, assim as bibliotecas de cidades pequenas ficam muito desvalorizadas pois as pessoas que moram nessas cidades chamam de feias e mal cuidadas. Sim muitas são mal cuidadas e não um infraestrutura adequada ,mas também não tendo ninguém para visitá-la como os poderosos poderão arrumar ? .
Aqui na minha cidade menos da metade da minha população sabe que tem uma biblioteca aqui no parque que se chamam de "hipica" ou parque cidade , se conhecem é apenas e biblioteca pedagógica que é usada mais para fins acadêmicos, aquelas que sabem que existem duas bibliotecas só passam em frente e nem entram, parece que temos um medo de entrar na biblioteca e pegar uma doença de pele e virarmos um zumbi.
As bibliotecas estão a cada dia sendo desvalorizadas e quebradas enquanto estamos mais preocupados com o novo celular que está lançando ou o dinheiro para gastar com bobagem. Falam que livros só servem para pegar espaço em locais , que a moda agora é ler pelo celular ou no computador. Sem querer tirar mérito das tecnologias de leitura mas isso apaga pela metade a experiência que é ter um livro em mãos , ele não é um celular que irá explicar tudo para você por cada palavra bem mastigado , não meu caro , você terá que esperar que algum goste de você , irá pegá-lo , ver sua forma , sentir seu peso e a sua textura enquanto o folheia , vê sua capa que chama a sua atenção e irá levá-lo para casa se a sinopse lhe agradar. Assim ele estará a qualquer momento te esperando na sua cabeceira da cama ou na sua bolsa, ficará lá esperando o momento para você pegar ele e começar a ler suas palavras , a história que ele tem para passar.
O poder de uma biblioteca é tão grande que se elas fossem mais valorizadas o mundo seria muito melhor, vejam nas ditaduras , os livros eram queimados aos montes pelos ditadores com medo da população a ler e começar uma rebelião, hoje é deixar o ser humano na internet que os ditadores fazem o que quiserem.
Ler não é algo de gente que não tem o que fazer , ir na biblioteca não é só coisa de velho ou gente rica , ir em um local de conhecimento é descobrir milhares de mundo que todos convergen em uma única ideia , esperança, por mais que a vida seja difícil sempre haverá um proximo capítulo para acontecer uma reviravolta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Depois da noite

Encontrando meu humano

O entrevistador - Consequências