A maravilhosa baixa auto estima















O despertador toca, ela pega o celular entre os objetos da cama, ursinhos de pelúcias, bate a mão entre os óculos “droga não consigo achar “, esbarra a mão em algo duro, parece um pote ou algo, mas logo se lembra que é apenas o vidro de seu perfume. “Finamente achei “, pegando seu celular entre os olhos semicerrados desliga o alarme e solta o celular ao seu lado.
Mais um dia para Miranda, um dia aonde ela provavelmente irá se sentir mal não com os outros mas com ela mesma. Ela sofre de um probleminha que está em muitos adultos e adolescentes, principalmente em adolescentes, a maravilhosa baixa autoestima.
O leitor leigo que não deve saber do que se trata ou não liga mínima para isso deve estar se perguntando “há mas isto é problema de gente besta, fica ai sem fazer nada, se fazendo se amuado, isto é falta do que fazer “. Então venha aqui, segure a minha mão, não tenha medo pode segurar eu não mordo, sente nesta cadeira que eu vou explicar para você.
Voltamos para Miranda que está se levantando da cama indo em direção ao banheiro, se senta no trono de ferro, pega seu celular e começa a ver as notícias do dia, basicamente é observar o que os outro estão fazendo em suas vidas.
Devemos ressaltar que um dos pontos que mais pioram uma auto estima baixa é a maneira como usamos o grande poder das redes sociais, como a Miranda que abre um destes aplicativos já pela manhã e começa a ver as fotos lindas com seus 3 filtros de emagrecimento e sorrisos falsos de seus amigos postando da viagem super. maravilhosa em ilha bela. Ela faz o que todo faz ou ainda vai fazer, compara com a sua própria vida olhando como o próximo está melhor que nos mesmos, como estão mais lindos e definidos mesmo sabendo que todo aquele corpo é falso, o quanto está sorridente e feliz enquanto ela está sentada as 5 horas da manhã de uma segunda feira para ir ao colégio.
Após ficar 30 minutos observando sentada na privada a vida alheia deixando suas pernas dormentes, Miranda vai tomar banho começando assim a sua missão de se arrumar, tudo tem que ficar em perfeita harmonia, se um fio de cabelo estiver fora do lugar tudo estará perdido em seu dia inteiro.
Perfeccionismo é um grande sinal de uma auto estima em queda livre, não estou falando para deixar tudo bagunçado, colocar um saco de lixo como roupa e gritar para aquele lugar o sistema, deve sim arrumar suas coisas e deixá-las cheirosas mas nunca no ponto de fazer isso a sua prioridade na vida aonde se você errar será o seu fim na humanidade, esta é um sinal que deve ser observado.
A baixa autoestima é algo que está a cada dia aumentando nos adolescentes, como Miranda que chegando em sua classe, um lugar que a qualquer momento ela terá que provar algo que ela nem deveria provar nada a ninguém, a sua personalidade aos outros. A escola é um grande estudo para este fato pois além de ser uma pequena simulação da sociedade ela aglomera pessoas de diferentes idades e costumes.
Dentro do colégio Miranda se deixa afundar pelas palavras e atos tanto dos garotos e garotas a sua volta, a pressão constante que ela tem de ser algo o mais rápido possível muitas vezes virar algo que nem mesmo ela quer ser,
O relacionamento que ela tem com algumas certas pessoas do sexo masculino piora a sua autoestima, como homens mais velhos com suas cantadas de mal gosto, tratando ela como se fosse uma pequena ovelha pronta para o abate e com os garotos de sua idade com suas cantadas como “nossa como você é gostosa em “, “vem aqui delica tenho uma coisinha aqui para você “e outras cantadas ofensivas que vocês já sabem então não vou colocar aqui livremente. Em Miranda e outras milhares de garotas a pressão com todos esses tratamentos é tanta que muitas não conseguem nem sair de casa.
A forma que é tratada pelos pais também é de ser observada, pais rígidos e ultra tradicionais e religiosos, porque? com os pais conservadores a imagem de uma filha é muito diferente, em sua maioria é tratada como algo fraco, menor e frágil, é tratada como alguém que não vai chegar muito longe, então sempre a fazem escolher profissões e modos de vida para ela não fazer muita coisa pois eles mesmos não veem como uma mulher independente.
Ela é barrada em muitas coisas que quer fazer em sua vida. A mulher é a que mais é tirada de seus sonhos, privada de seu próprio poder, o que entre em alguns casos a religião que sempre interfere tratando a mulher como um símbolo cuidador, frágil e bela que sempre deve servir ao homem.
Agora junte tudo isto que já te expliquei em uma garota de 17 anos que não consegue ter amor próprio e com a maravilhosa baixa autoestima, como você quer que está garota tenha uma vida sendo que costumes ultrapassados sendo de religião ou não, privam do que ela quer ser, virando uma garota com ódio dela mesma, sem amor, fraca, insegura, e como podemos ver em muitos casos atualmente garotas com relacionamentos abusivos pois não foi lhe ensinado a pensar por ela mesma.
Como melhorar a autoestima? primeiro nada de frases motivacionais que não levam a nada, será mesmo meu caro que uma frase motivacional vai melhorar o seu dia? se fosse assim já teríamos conquistado a paz mundial e neste momento Donald Trump e Kim Joung-un estariam deitados em uma cama de colchão de água abraçados assistindo rei leão.
Esqueça coachee, principalmente se colocarem nomes de espaço em seus discursos. Pare de se importar tanto com o que as pessoas pensam de você, tenha amor próprio, vista o que quiser, são se prenda a costumes que foram passados de geração a geração, seja algo novo, tudo bem errar as vezes isso não será o fim do mundo pois sempre haverá o amanhã.
Não se culpe pelo que você não conseguiu, haverá muitas derrotas até chegar as vitorias, não se compare aos outros, não é problema seu se um parente distante já casou e está ganhando 5 mil com seu trabalho que constrói coisas e você sem nada, quem constrói a sua história é você mesmo, comemore as suas vitorias mesmo que elas sejam pequenas e se respeite pois se entender é o poder mais grande que um ser humano possui.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Depois da noite

Encontrando meu humano

O entrevistador - Consequências